A origem do late clube Lagoa dos Ingleses – ICLI remonta a década de 1940, quando 0 então Prefeito de Belo Horizonte, Dr. Juscelino Kubitschek, implantou 0 conjunto urbanístico e paisagístico da Pampulha, sendo governador do Estado 0 Dr. Benedito Valadares Ribeiro. No dia 18 de janeiro de 1943, em reunião realizada na sede do Minas Tênis Clube, sito na rua da Bahia, foi fundado 0 late Golf Club de Minas Gerais – IGCMG, entidade civil com personalidade jurídica distinta de seus associados, de propriedade da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, com sede social e esportiva na Pampulha.

Na ocasião, foi eleita e empossada a primeira Diretoria para gerir os destinos do novo clubeassim constituída:

  • Presidente de Honra – Dr. Benedito Valadares Ribeiro, Governador do Estado de Minas Gerais
  • Primeiro Presidente e Socio Benemérito – Dr. Juscelino Kubschek de Oliveira
  • Vice-presidente – Dr. Olinto Fonseca Filho
  • Primeiro Secretario – Dr. Romeu Jacob
  • Segundo Secretario – Dr. Oswaldo Maia Penido
  • Primeiro Tesoureiro – Dr. Joao Ewerton Quadros Segundo Tesoureiro – Dr. Francisco Rodrigues de Oliveira

Como primeira medida, a Diretoria implantou 0 primeiro Estatuto do Clube e criou os Departamentos Social e de Esportes (tênis, basquete, vôlei e esportes náuticos) pilares de seu funcionamento.

Nesse período desenvolve-se as atividades náuticas do Departamento de Vela, constituído por uma flotilha de veleiros e do Departamento de Remo, por uma flotilha de barcos tipo iole, mediante um Calendário Anual de Regatas bem como a participação em eventos de outros estados da federação.

Em 1953 houve o rompimento da barragem da represa da Pampulha e a consequente cessação das atividades náuticas.

Com o objetivo de assegurar a continuidade da vida do Clube, especialmente o esporte a vela, os velejadores do Departamento de Vela Eduardo Rinsler, Edmundo de Paula Pinto, Oldemar de Salles Pereira e Werner Balzuweit identificam a Lagoa dos Ingleses, também conhecida como Lagoa Grande, o local ideal para a pratica do esporte a vela, devido a sua localização e proximidade da Capital. Na expectativa da reconstrução da barragem e a recuperação do lago da Pampulha, a fim de não interromper a pratica do esporte a vela, iniciam-se imediatamente negociações com a mineradora Saint John Del Rey Mining Company Limited, proprietária daquele logradouro.

No dia 20 de agosto de 1954, realizou-se o primeiro contrato de arrendamento com a Saint John d’Del Rey Mining Co. Ltda. com o late Golf Clube de Minas Gerais, assinado pelos diretores Dr. Carlos Alberto Quadros e Dr. Sandoval Soares de Azevedo Filho, no qual aquela empresa concorda em conceder e efetivamente concede a permissão para que os exercícios do Departamento de Vela sejam realizados.

Nos adaptamos muito bem com este local e até hoje o clube se encontra na Lagoa dos Ingleses, onde teve seu contrato de arrendamento renovado por diversas vezes ao longo dos anos.

Em 3 de dezembro de 1963 o Iate Clube Lagoa dos Ingleses foi declarado como Utilidade Pública em Minas Gerais, pela lei nº 2984.